[LIVRO] Querido John

Livro: Querido John
Título Original: Dear John
Editora: Novo Conceito
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2007
Páginas: 276

Sinopse:

Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. COm um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino média. Durante sua licença, conhece a garota dos seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém, ninguém previa o que estava para acontecer: os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar que jamais poderíamos imaginar.

Trecho:

"O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?
Houve um tempo em que eu achava saber a resposta: significa que eu iria pensar em Savannah mais do que em mim mesmo e passaríamos o resto e nossas vidas juntos.
(...)
Não parece tão absurdo, certo? Quando duas pessoas se amam? Foi também o que pensei (...)"
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A minha história com "Querido John" é muito complexa. Foi o primeiro livro de romance que eu li - o que me fez ficar apaixonado por livros desse gênero e pelos livros do Sparks. Foi também o primeiro livro que mexeu verdadeiramente comigo, que me fez refletir. E pensar que tudo começou por causa de outra paixão...

Quando eu soube de "Querido John", o filme já tinha sido lançado. Eu sou completamente apaixonado pela Amanda Seyfried (que faz a Savannah, em Querido John) e fui procurar outros trabalhos dela, quando me deparei com essa história.

Por questão de princípios, decidi que leria o livro antes. Pertubei tanto a minha irmã que ela finalmente me dera o livro. Hoje eu posso dizer que foi o melhor presente que ela já me deu.

"Querido John" conta a história de "amor à primeira vista" de John e Savannah, embalada pela dificuldade da distânia e do perigo que ele corre.

Sparks começa o livro com uma pergunta clássica ("O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?") e é assim que ele trabalha. Com todas as situações que Savannah e John passar para ficar juntos, você vê o seu conceito de amor sendo quebrado, ao mesmo tempo que outro toma seu lugar.

O livro é narrado na visão de John, tendo todas as situações e detalhes e sentimentos minuciosamente detalhados. A profundidade e a realidade passada é absurda. Você realmente vivencia a história.

"Querido John" é o meu livro favorito e um dos que estão para sempre na "cabeceira". Sparks te surpreenderá mais uma vez com uma história que poderia cair num enorme clichê, mas que na verdade te arranca suspiros e lágrimas, principalmente no final.

Se entregue ao amor de John e Savannah. Sinta e torça pelo amor dos dois. Definitivamente você não vai se arrepender. Depois, te desafio a responder a pergunta que Sparks faz no "sub-título" do livro: O que você faria com uma carta que mudasse tudo?