[ESPECIAL] Mordendo a Maçã Envenenada

Esse ano fomos bombardeados com um único tema: Branca de Neve e os 7 Anões. Esse clássico da nossa infância virou tema constante de filmes e séries. Mas, nenhum deles preserva a doçura e pureza que ouvíamos dos nossos pais antes de dormir. Branca de Neve cresceu e agora é pra gente grande. Quem antes era criança e ouvia que Branca de Neve mordeu a maçã envenenada, hoje pode ver ela lutando contra a Rainha Má ou roubando. A gente confessa, a gente também quis morder essa maçã envenenada e por isso, resolvemos falar dessas outras histórias da nossa querida Branca de Neve.


- Branca de Neve e o Caçador (Universal Pictures, 2012)

"Um rei viúvo caiu de amores por Ravenna (Charlize Theron) sem saber de seus terríveis planos de conquista e acaba morrendo, deixando para ela todo o seu reino. Para piorar a situação, a filha dele foi jogada em uma masmorra e lá ficou até se tornar uma bela jovem. Obcecada pela beleza e pela juventude, a Rainha não se cansa de perguntar ao seu oráculo para saber de existe alguém mais bela do que ela, até o dia em que a resposta não a agradou. Felizmente, Branca de Neve (Kristen Stewart) consegue fugir sem que seu coração seja arrancado e Ravenna se torne poderosa para sempre. Mas a malvada não desiste fácil e além da ajuda do irmão, um fiel escudeiro, ela contrata Eric (Chris Hemsworth), um exímio caçador para trazer sua presa de volta. Só que ele acaba descobrindo que a missão era um grande erro e vai ajudar a jovem em sua cruzada contra o reinado da malévola. Para isso, eles contarão também com o importante apoio dos seres da floresta e dos unidos sete anões mineiros."

Branca de Neve e o Caçador foi, na minha opinião, uma tentativa não muito bem sucedida de pegar carona no expresso rumo a cabana dos 7 Anões - que no filme, eram 8 (oi?).

Sim, acho super válida a ideia de releitura de grandes clássicos, mas me decepcionei bastante com esse filme. Depois de passar dias sendo atormentado por amigos dizendo: "Vamos, vai ser legal" "Eu vi o trailer, gostei bastante, o filme deve ser muito bom", decidi aceitar e acabei indo. Começou o filme, estava até gostando, mas sabe quando vai dando aquela sensação de que a história já está se arrastando demais? Foi justamente isso que eu senti. O filme tem sim uns efeitos especiais muito bacanas, algumas cenas de batalha bem legais, mas só. É super parado, com pouquíssimos diálogos, muito monótono. Uma perfeita canção de ninar. Até mesmo alguns desses amigos que me perturbaram durante dias saíram do cinema dizendo que o trailer chama muito mais atenção do que o filme em si.

Enfim, não gostei do filme. Poderia ter aproveitado melhor o elenco (apesar de não ser muito fã da Kristen Stewart), colocar mais diálogos e uma agitaçãozinha a mais também seria bem vinda.


- Espelho, Espelho Meu (Imagem Filmes, 2012)

"Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa (Julia Roberts) assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve (Lily Collins). Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha."

Enquanto "Branca de Neve e o Caçador" leva a história mais a sério, "Espelho, Espelho Meu" aborda o clássico das nossas infâncias de forma leve, sutil e engraçada.

Recheado de cenas que nos arrancam risadas, como quando os duendes deixam o Príncipe Encantado só com as roupas de baixo e pendurado de cabeça para baixo ou quando a Rainha Má vai fazer seu tratamento de beleza mega estranho que envolve cocô de papagaio, larvas, escorpião, abelhas e uma gosma branca.

Assim como em "Branca de Neve e o Caçador", a Rainha Má é muito mais bonita do que a Branca de Neve, o que mostra que o espelho é um idiota por dizer o contrário.

Interessante também é ver as formas como o espelho é representado (em ambos os filmes) de forma totalmente oposta ao que nos é contado na história da Disney.

As cenas da Julia Roberts (Rainha Má) foram de tal exagero cômico que chegou a me lembrar da incrível Helena Bonham Carter (Rainha de Copas) em "Alice no País das Maravilhas". Se ela gritasse "cortem-lhe a cabeça!", ficariam idênticas - exceto pela protuberância da cabeça de uma ser diferente da outra.

Dentre os pontos negativos temos a atuação da Lily Collins como Branca de Neve e a pitoresca animação gráfica das cenas onde se mostra o castelo por fora ou o reino.

Enfim, um filme realmente estranho e cômico. Digno de comparação às obras de Tim Burton.




- Once Upon a Time (ABC, 2011/2012)

Já imaginou se todos os contos de fadas que você conhece virasse realidade? É essa proposta que "Once Upon a Time" traz para gente.

A Rainha Má (Lana Parrilla), querendo se vingar de Branca de Neve (Geniffer Goodwin) e do Príncipe Encantado (Josh Dallas), lança uma maldição para acabar com os finais felizes, o que traz todos os personagens de contos de fadas para o mundo real, onde nenhum deles se lembra de ter vivido uma outra vida. Uma vida mágica.

O único que sabe da verdade é Henry (Jared S. Gilmore), que tem a díficil missão de fazer com que Emma (Jeniffer Morrison) - sua mãe biológica e filha de Branca de Neve - acredite na maldição, já que ela é a única que pode quebrá-la. A cada episódio somos apresentados a história de um personagem novo com um final diferente das histórias que nossos pais nos contavam.

Afinal, quando você imaginaria que o Lobo Mau é na verdade a Chapeuzinho Vermelho? Ou que a Cinderela seria capaz de fazer um pacto com "forças do mal" para conseguir engravidar?

Mas, como toda produção, tem seus erros. A utilização gráfica para montar o cenário do reino mágico é perceptível, ou seja, fica um tanto tosco.

Mesmo assim, é uma história linda e surpreendente, sem dúvida. A 1ª temporada já foi finalizada e a 2ª já está confirmada. Agora é aguardar para descobrir se Branca de Neve e seus amigos vão voltar para o mundo de contos de fadas.

É produzida pela ABC e transmitida aqui no Brasil pelo canal Sony.