[LIVRO] A Menina Que Não Sabia Ler

Livro: A Menina Que Não Sabia Ler
Título Original: Florence & Giles
Editora: Leya
Autor: John Harding
Páginas: 282

Sinopse:

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
------------------------------------

A primeira coisa a se considerar a respeito de "A Menina Que Não Sabia Ler" é a péssima tradução do título. Acontece que, com esse título, o leitor é atraído à uma história de fantasia, romance ou sabe lá mais o que, MENOS o que é na verdade: um suspense!

Se a Leya seguisse o estilo de capa e título originais, o tom sombrio da história seria mantido, afastando quem acha que se trata de uma história bobinha e atraindo olhares para uma leitura mais atordoante e confusa.

capa da edição da Blue Door

A narrativa brinca com o leitor, onde por vezes temos Florence falando conosco, nos questionando e nos fazendo pensar com suas ideias malucas. E, em determinado ponto da história, sofreremos com as mesmas dúvidas de Florence e querer proteger Giles da mesma forma que ela (não, não da mesma forma '-').

O decorrer do tempo é confuso. Não se sabe a idade com que Florence encontrou a biblioteca. Apenas que já fazem 4 anos que ela explora aquele lugar cheio de livros até a atualidade (onde, segundo a capa traseira, ela tem 12 anos).

O trabalho de edição da Leya é pobre e sem graça. Nada de adornos laterais e nem sequer nas mudanças de partes (que faz uso apenas de fontes mais finas e pequenas no meio da página). Não sei se foi só a minha edição ou se é geral, mas a falta da orelha no livro me incomodou por deixar a capa mais mole e fina.

capa da edição especial
A história se passa em 1891 e, para mostrar isso, Harding faz uso de palavras rebuscadas e pouco usuais para uma criança. Mas ao mesmo tempo, em diversos momentos, Florence não parece nada com uma criança (principalmente com o final que Harding decidiu nos proporcionar).

Aliás, sobre o final: UOW! Não esperava nada do tipo. Com o decorrer da história o leitor consegue adivinhar certas coisas que acontecerão até o epílogo, mas acho que ninguém conseguiria imaginar o fim de Florence e seu amor protecionista por Giles.

Um bom livro para ser lido rapidamente. Uma leitura envolvente na medida certa com o suspense ideal para uma tarde de frio e chuva.