[LIVRO] O Azarão

Livro: O Azarão Título Original: The Underdog
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Markus Zusak
Páginas: 176

Sinopse: 

Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida.

------------------------

"O Azarão" foi o primeiro livro da meta da Maratona Literária que eu resolvi ler, por ser bem curtinho e tal. E não foi surpresa pra mim acabar o livro depois de apenas 1:45h de leitura. Ele é o primeiro livro da Trilogia dos Irmãos Wolfe que já foi lançada completa aqui no Brasil (os dois primeiros pela Bertrand Brasil e o último pela Intrínseca).

"O Azarão" é um livro bem rápido, daqueles que você é instigado a querer saber mais, a saber o que vai acontecer com Cameron e Ruben e você só sossegará quando fechar a primeira parte das aventuras dos irmãos. Além da escrita de Zusak, o livro se torna bem rápido devido ao trabalho de edição que a Bertrand utiliza: espaçamento generoso para volumar o livro e uma fonte mediana.

A narrativa segue no estilo de conversa com o leitor, convidando-nos a mergulhar de cabeça nessa história maluca cheia de brigas e planos de roubos entre os irmãos. Aliás, a relação de Cam e Rube é incrível. Pra quem tem uma relação de maluquices e brigas com o irmão(a), vai se identificar bastante com a relação dos dois.

O sonhos (e pesadelos) são muito bons e acabam criando novas direções a serem exploradas na história e é justamente esse o propósito de terminar todos os capítulos com um dos sonhos malucos de Cameron. Acabamos vendo seus medos e o que lhe faz crescer, por assim dizer. Destaque para o sonho onde Cameron encontra Jesus. O ponto mais engraçado do livro, sem dúvida. Me arrancou risadas sinceras, apesar do livro não ter nenhum intuito de tirar risadas do leitor.

Sempre li comentários medianos e contraditórios sobre esse livro (e a trilogia como um todo também), o que reduziu a vontade que eu tinha de lê-lo, mas agora eu posso dizer que fui feliz em dar uma chance para os irmãos Wolfer. Aliás, só o fiz por causa da promoção da Saraiva em parceria com o Grupo Record, afinal os livros da Bertrand não são o que se possa chamar de baratos. Agora estou entrando em depressão pensando como e quando comprarei "Bom de Briga", o segundo da trilogia.

Markus Zusak conseguiu mais uma vez: me fez querer ler mais dele. Escrita sensacional, mas ainda não superou a excelência de "A Menina Que Roubava Livros" (talvez porque em "A Menina Que Roubava Livros" ele conte com a maturidade à seu favor, visto que a Trilogia dos Irmãos Wolfe fora escrito antes).

Não gostei da Intrínseca ter comprado os direitos do último livro da trilogia. Apesar de achar a edição e os preços da mesma melhores, achei uma falta de respeito com os leitores. Ou então, eles poderiam ao menos manter o mesmo estilo de capa que a Bertrand utilizou nos dois primeiros volumes. Mas não, eles trocaram o estilo totalmente e agora cabe a nós leitores ficarmos com uma trilogia "feia".


Trilogia Irmãos Wolfe