[LIVRO] Extraordinário

Livro: Extraordinário
Título Original: Wonder
Editora: Intrínseca
Autora: R.J. Palacio
Páginas: 320

Sinopse:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
-------------------------------------------------

PERFEITO! QUE LIÇÃO DE VIDA! QUE LIVRO! QUE ESCRITA! QUE ARCO INCRÍVEL DE PERSONAGENS! QUE HISTÓRIA LINDA! MEU DEUS, TÔ PIRANDO... não, eu não fiquei louco. "Extraordinário" faz jus ao nome e se tornou, pra mim, a melhor leitura do ano.

Estava andando um dia pela livraria e "Extraordinário" me chamou atenção. A capa branca de lombada vermelha com o desenho da metade de um rosto de um menino conseguiu fazer o que se propôs: impactar. Logo de cara fiquei curioso pela história (a paixão pela capa foi instantânea, que aliás é bem mais bonita do que a capa da versão americana) e o livro entrou na minha lista de desejados bem no topo.

Depois do lançamento, resenhas e mais resenhas falando ultra bem do livro e a minha vontade de lê-lo só aumentava. Até que finalmente consegui comprá-lo. Ainda assim, não o li de imediato. Mais algum tempo depois e eu já não aguentava mais a curiosidade de saber mais sobre a vida de Auggie Pullman e, por fim, me rendi à essa deliciosa escrita de R.J Palacio.

Com altas expectativas (geradas por causa dos ótimos comentários e tudo mais), acabei me encontrando receoso no início. Com sincero medo de acabar não gostando da história e ter que falar mal do livro. Pois assim que eu fechei o livro e vi aquela capa vermelha na parte de trás, o sorriso no meu rosto não deixava dúvidas: as expectativas foram correspondidas.

O livro conta a história do primeiro ano que August (um menino de 10 anos com uma anomalia facial) passou a frequentar a escola, enfrentando o mundo e todos aqueles que lhe olhavam com medo e até mesmo nojo. A leitura é deliciosa por diversos motivos: a escrita da R.J. é maravilhosa! Soube aproveitar todas as nuances comportamentais dos personagens, fazendo com que cada parte (o livro é narrado por diversos personagens e em cada parte temos a visão de um deles) seja única. Conseguiu imprimir as personalidades na forma em que escreve e descreve o que sentem com relação à August.

R.J. utiliza essas variações de descrição até mesmo com August. Ele não parece ter 10 anos! Aliás, ele se torna um personagem com uma personalidade totalmente diferente de acordo com a visão de cada um. Na parte em que a narração cabe à sua irmã, por exemplo, Auggie não age, fala ou pensa de maneira infantil (como se espera de uma criança de 10 anos).

Os capítulos são bem curtos, o que instiga os leitores a procurar mais, sem se cansar de uma mesmice e com a mudança de assuntos e cenas de forma brilhante. A leitura, então, se torna rápida e envolvente e quando você menos esperar, já chegou o momento de dizer adeus à August, Jack, Summer e Via.

Um ponto muito legal é a forma como R.J. faz referências (verdadeiras homenagens) à livros e músicas. Além das frases que marcam os inícios de partes (como por exemplo "Beautiful" da Christina Aguilera), ainda temos menções à Diária de Um Banana, Star Wars (e muito!), Harry Potter, O Mágico de OZ, Guerra e Paz, Crônicas de Nárnia, Noviça Rebelde, Peter Pan (com a piada do "bater palmas se acreditam em fadas") e sobrou referência até para Garota de Ipanema! Pois é, temos cultura brasileira no livro! Acontece que a avó de August e sua mãe são brasileiras! Tem como amar mais ainda o livro? Pois eu consegui! August faz aniversário um dia antes do meu! 

August nos arranca risadas com suas piadas e tiradas incríveis sobre sua própria situação, mas também nos arranca suspiros e nos faz sofrer com momentos em que tudo o que queremos é aninhar ele e falar que vai dar tudo certo.




O livro é só amor! Minha única reclamação quanto ao livro fica para a Editora Intrínseca pela moleza do livro. A capa é molenga demais! O livro é mais aberto que o habitual e a capa mole não consegue conter o peso das folhas acumuladas de um lado ou outro.

August só queria ser um garoto comum. E, assim, sendo comum e do jeito dele, acabou me conquistando. R.J. Palacio entra, sem dúvidas, pra minha lista de autores favoritos. Que venham novos livros dela. E para Auggie, só desejo uma salva de palmas, afinal "toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida".

O Book Trailer do livro: