[LIVRO + PROMOÇÃO] A Visita

Livro: A Visita
Editora: All Print
Autor: Alex Francisco
Páginas: 108

Sinopse:


Dalmo cumpre pena por um crime que não cometeu. Na prisão, ele recebe a inesperada visita de Tales, seu namorado, que consegue burlar a guarda do presídio para estar junto do amado e, assim, diminuir o peso e a dor causados pela distância. Em um misto de prazer e ousadia, os amantes acabam trancados na cela, fadados a ter a madrugada como anfitriã e carrasca. Confinados, Dalmo e Tales relembram momentos da relação, seus prazeres, dissabores, vitórias e derrotas. Essa passagem é decisiva em suas vidas e acontece alheia à dura realidade que os aguarda quando o sol invadir o cárcere pela manhã.
---------------------------------------
Para quem não quiser ler a resenha escrita, ela saiu em vídeo também! No final do post :)

A Visita é um drama escrito para o teatro e narra a vida de Tales e Dalmo. Eles são um casal – sim, é uma história onde o casal principal é homossexual, e daí? – A história se passa dentro de uma cela na prisão. Dalmo foi preso injustamente por um crime que não cometeu e, driblando a segurança do presídio, Tales consegue ficar após o horário de visita para surpreender seu amado. Quando os dois se encontram, eles começam a lembrar de tudo o que aconteceu até aquele momento. Como eles se conheceram, como Tales não quis se assumir e tudo o mais, até nos dar o desfecho com o motivo da prisão de Dalmo.


Esse foi o primeiro livro escrito para o teatro que eu li e confesso que fiquei surpreso ao gostar e sentir mais facilidade na leitura dele. Mesmo com as marcações de interpretação, cenário e tudo mais, em determinado momento você não os lê mais como parte da história e acaba se vendo atuando, como manda o “script”.

A escrita do Alex é boa e correta. “Ah, porque eu digo correta?’Correta no sentido de se adequar à história. Fazendo uso de abreviações casuais como “pra” e “tá”, ele faz com que vivenciemos à história, conseguindo imaginar todas os diálogos como sendo nossos numa roda de amigos.

As reações e gestos dos personagens somados à esse vocabulário casual conseguem fazer o leitor imaginar toda a peça decorrendo em sua cabeça, ou melhor, como se estivesse realmente sentado em um teatro, assistindo àquilo tudo.

São trabalhados 7 personagens e, posso dizer?, QUE PERSONAGENS! Além do maduro e assumidamente gay com orgulho Dalmo, do indeciso e inseguro Tales, ainda temos a estrela irônica, o tio sincero e drag Queen, o playboy ressentido e vingativo, o pai que não suporta a ideia do filho gay e o traficante barra pesada. Personagens totalmente diferentes com personalidades e importâncias incríveis para a história.

Dentre todos eles, dou destaque para Rosana e Fernando. Rosana é uma cantora de bar muito da irônica e dessas que dizem o que pensam, sem segurar a língua.(aliás, eu imaginei Rosana como uma mistura de Nany People com Rogéria – apesar da personagem ser mulher -, então imaginem...) Já Fernando, ou Nina se preferir, é um empresário que vive uma vida dupla: escritório e terno de dia, palco e bate cabelo à noite. Uma drag com o estilo “bicha má”, bem ácido. Ambos foram responsáveis por tiradas e frases que me fizeram rir horrores.

“Me revolta essas gays que não sabem o que quer da vida e ficam inventando frases de autoajuda pra se desculpar” – Rosana
Além de tudo isso, ainda temos referência à incrível Maysa e isso parece que foi para acabar comigo, porque se tem alguém que pode destruir uma auto-estima é Maysa.

A história se passa no Brasil em 2001, mas em determinado momento temos a inclusão do atentado às Torres Gêmeas e um dos personagens acaba se salvando desse acidente. Apesar de julgar desnecessária a cena, consegui me arrepiar. Cumpre o papel de dar espaço entre as cenas e de emocionar.

A única reclamação que eu tenho pra A Visita fica quanto à parte final do livro. “Ah, você não gostou do final?” não, não é isso. Eu amei o livro, a história e os personagens. Acontece que na última parte rola, infelizmente, alguns erros de digitação, gramação e até mesmo troca de nomes de personagens. E esse é o único motivo que me impede de dar 5.

A Visita é do autor Alex Francisco, parceiro do blog e posso falar? Fiquei muito feliz com o resultado da parceria. Além de ter sido atencioso e simpático comigo, quando entrei em contato com ele, ainda recebemos um livro desses!





O autor vai estar na Bienal, no dia 07/09 e vamos estar lá e faremos uma entrevista com ele! E, para fechar a parceria com chave de ouro, vamos ter uma promoção! Serão 3 exemplares de A Visita. A promoção vai rolar até o dia 07/09 e serão três ganhadores que vão poder se deliciar com essa história de amor proibido. Para participar é só responder às chances do formulário do Rafflecopter abaixo:

a Rafflecopter giveaway 


Regras de Participação:
- Não vale participação da equipe do blog!
- O ganhador deve ter endereço de entrega no Brasil.
- O ganhador têm até 48h para responder o e-mail de contato.
- O envio é de responsabilidade do autor.
- O prazo de entrega é 30 dias após o anúncio do ganhador.
- A promoção é válida até às 23:59h do dia 07/09, com sorteio no dia seguinte.