[LIVRO] Quem é Você, Alasca?

Título: Quem é você, Alasca?
Título Original: Looking For Alaska
Editora: Martins Fontes
Autor: John Green
Páginas: 229


Sinopse:


Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.
--------------------------------------------------

   "É John Green. Fim." 
   Acho que se eu lesse uma resenha que dissesse apenas isso já seria o suficiente pra mim e já me faria correr pra comprar e ler logo o livro. 
   "Quem é Você, Alasca?" foi o primeiro livro publicado do nosso querido João Verde John Green, e nele é narrada a história de Miles, um adolescente sem muitos amigos, com uma vida completamente sem graça e que tem como maior prazer na vida célebres últimas palavras, as últimas palavras ditas antes de morrer. Inspirado nas últimas palavras do poeta Fraçois Rabelais, "Vou em busca de um Grande Talvez", Miles decide ir em busca do seu próprio "Grande Talvez", e o seu primeiro passo é mudar de escola, ir para o internato Culver Creek, onde seu pai estudou, e ser uma pessoa completamente diferente.
   Na Culver Creek, Miles conhece seu colega de quarto Chip, ou Coronel, e em pouco tempo já se tornam bons amigos uma coisa inesperada para Miles, ou, a partir de agora, Gordo (referência irônica sua excessiva magreza), já que ele nunca fez o tipo "sociável". Logo depois ele conhece Alasca Young, uma menina engraçada, inteligente, bonita, e extremamente inconstante, não tem como não se apaixonar por ela, eu as vezes parava e pensava em como seria conhecer Alasca.

"Se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão"

   O livro é dividido em duas partes, são elas:
      Antes - Miles em busca do "Grande Talvez", faz grandes amizades, e passa a viver uma vida que nunca imaginou.
      Depois - Estou com lágrimas nos olhos mas ninguém precisa saber. Um sentimento horrível, um enorme vazio. "Como sairei deste labirinto?" Será que este era o caminho mais sensato a ser tomado? Quem é você, Alasca?
   É incrível como John Green faz o leitor sentir de verdade tudo o que os personagens passam, nos faz sentir as alegrias, os medos e todas as suas dores. É incrível, mesmo tendo lido o livro a alguns dias, eu estar na frente do computador, escrevendo esta resenha com os olhos marejados e pensando lembrando de todos os sentimentos que ele conseguiu me passar. Pode achar besteira minha, mas somente lendo pra poder entender tudo isso que estou falando e descobrir os motivos que levam Green a ser o melhor autor do mundo.
    É um livro extremamente rápido, com uma leitura maravilhosa, e com ensinamentos que te faz pensar durante horas. Pensar na vida, pensar nos motivos de sermos tão impulsivos, pensar em qual a melhor forma de sairmos do nosso labirinto, e o que encontraremos no fim desse labirinto. A resenha termina por aqui, a resenha de um livro fantástico, tão bom quanto "A Culpa é das Estrelas", e se tem alguma dúvida se deve ou não ler, cara, eu era uma pedra antes de John Green, e um autor que te faz chorar feito um bebê durante a leitura e te faz pensar em todas as suas ações depois, fazendo, assim, você chorar mais ainda, acho que não se vê todos os dias.