[LIVRO] Psicose

Livro: Psicose
Título Original: Psycho
Editora: DarkSide
Autor: Robert Bloch
Páginas: 240
*clique na imagem ao lado para ver a capa completa*



Sinopse: 


Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!

------------

Estou escrevendo essa resenha no momento exato em que terminei de ler o livro. E nossa, como? Isso é possível? Existem casos assim? Sério, não sei o que pensar. E é isso que eu busco em um livro, que ele me deixe sem reação.

Casa de Norman, retratada no filme de Hitchcock

Busquei o livro Psicose por conta da série Bates Motel - antes não tinha interesse nenhum nele e aquela capa nunca me chamou atenção. Demorei uma eternidade pra entender que aquilo era um ralo com sangue escorrendo por ele... mas felizmente conheci Bates Motel e felizmente busquei por Psicose.

No livro conhecemos Norman Bates, um homem de 40 anos, que nunca namorou, nem morou em outro lugar que não fosse a casa atrás do velho motel que administrava com a sua mãe. Como uma estrada nova havia sido construída, há alguns anos o motel teve o número de hóspedes reduzido e vez ou outra aparecia alguém para se hospedar no motel dos Bates.



Certo dia uma moça, chamada Mary, aparece meio perdida no motel e decide ficar por ali, para passar a noite. Vendo que a mulher estava muito cansada e com fome, Norman a convida para fazer um lanche na sua casa. Ela aceita e lá conhece a velha casa onde Norman vive. Percebe o comportamento estranho dele e presencia um breve acesso de raiva. Mary então decide voltar para o seu quarto, onde ela toma um banho e onde nós presenciamos a clássica cena de sua morte, eternizada no filme Psicose de Alfred Hitchcock.

A partir daí todos começam todos começam a procurar por Mary. Um detetive contratado pela empresa onde ela trabalhava, pois era acusada de roubar 40 mil dólares e havia fugido com o dinheiro, seu noivo Sam e sua irmã Lila.


Psicose é um livro antigo, de 1959, e pelo que fiquei sabendo deu uma guinada no gênero terror/policial, e ainda assim tem uma ótima escrita, um ótimo enredo e um final que conseguiu me surpreender, não esperava nem um pouco por aquilo. Acho que o melhor de tudo foi nunca ter assistido Psicose, o que não estragou o final, mas me deu muita vontade de assistir.


Quanto a edição do livro, não poderia haver coisa mais linda, parabéns a Darkside Books. É uma edição linda, a parte gráfica é incrível, a transição de capítulos, perfeita, e olha que a minha edição é a normal. Já tive oportunidade de ver a edição deluxe, e é mais que

perfeita, com capa dura, ilustrações e tudo mais. Acho que ninguém nunca vai ter o que reclamar da Darkside, talvez das falas por serem colocadas com aspas, ou o preço salgado de alguns livros, mas mesmo assim vale muito a pena. Não lembro de uma editora atual com tanto cuidado com a parte gráfica de um livro.


Psicose é um livro fácil, de leitura bem rápida e que consegue prender muito bem a atenção, me deu um maior gosto pelo gênero e com certeza vou ler mais os livros policiais que tenho na minha estante, que eu estava evitando sabe-se lá por qual motivo.